Homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por estupro e agressões em Iapu
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Belo Horizonte.
TV globo
Um homem foi condenado a 13 anos, 1 mês e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de estupro, constrangimento ilegal e coação no curso do processo, cometidos contra uma mulher em Iapu, no Vale do Aço. A sentença foi proferida pela 1ª Vara da Comarca de Inhapim após denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
De acordo com o MPMG, o crime aconteceu em maio deste ano. O homem, que tinha 37 anos na época, abordou violentamente a vítima, de 42, e a arrastou para uma área de mata. No local, ele manteve a mulher em cárcere, a agrediu e a estuprou sob ameaça de morte caso procurasse a polícia.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Durante a ação, o agressor também atacou um homem que tentou socorrer a vítima, o que levou à condenação adicional por constrangimento ilegal. Após o crime, o condenado ainda tentou intimidar a mulher para que não o denunciasse, configurando coação no curso do processo.
Na sentença, o juiz ressaltou a brutalidade e o planejamento do ataque, destacando que o réu se aproveitou da vulnerabilidade da vítima. Além da pena principal, ele recebeu 7 meses de detenção e 196 dias-multa.
A Justiça manteve a prisão preventiva e negou o direito de recorrer em liberdade, considerando a gravidade dos crimes e o risco de novas ameaças à vítima.
O Ministério Público de Minas Gerais classificou a condenação como uma importante vitória no combate à violência sexual e reafirmou o compromisso de garantir justiça às vítimas.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.