Metrô oferece alternativa moderna e gratuita ao ônibus em Teresina; veja quais são os horários e locais
20/07/2025
(Foto: Reprodução) Uma alternativa moderna e acessível ao ônibus para quem faz o trajeto entre a Zona Sudeste e o Centro da capital: essa é a proposta do Metrô de Teresina, que funciona com tarifa zero desde janeiro de 2025.
O transporte funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e segue um percurso que sai do Grande Dirceu, na Estação Itararé, e vai ao Centro, na Estação Alberto Silva (confira horários e locais ao fim da reportagem).
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Ao todo, são nove estações, distribuídas por 13,5 km. Por dia, em média, oito mil pessoas utilizam o serviço, de acordo com a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP).
O sistema está passando por uma modernização, que inclui a construção de novos terminais, revitalização de existentes, compra de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e duplicação da linha férrea.
"A ideia é que, ao final das obras das duas etapas, o metrô de Teresina transporte até 40 mil passageiros por dia, com VLTs passando a cada 15 minutos, e reduzir o tempo de viagem de 35 para 22 minutos entre o terminal do Itararé e a Praça da Bandeira”, disse o presidente da CFLP, Wilson Martins.
Metrô oferece alternativa moderna e gratuita ao ônibus em Teresina
Eric Souza/g1
Facilidade e gratuidade
O g1 embarcou em uma viagem na nova estação do Itararé, inaugurada pela CFLP na segunda-feira (14). De lá até a Estação Alberto Silva, o metrô leva aproximadamente 40 minutos e conta com climatização e segurança armada.
A técnica em radiologia Lucilene Alves mora no bairro Comprida, na Zona Sudeste, e pega o metrô todos os dias, às 8h, para fazer sessões de fisioterapia na Avenida Miguel Rosa, no Centro.
Antes, ela precisava pegar o transporte na Estação Dirceu II, mas a inauguração da Estação Itararé encurtou o caminho. Às 10h20, ela embarca na Estação Frei Serafim e retorna para casa.
“É maravilhoso [a passagem gratuita], que isso permaneça. A diferença no bolso é grande. Mas tem outros trajetos que dependo do ônibus, inclusive no fim de semana, que o metrô não funciona”, comenta Lucilene.
Lucilene Alves pega o metrô todos os dias para ir à fisioterapia
Eric Souza/g1
O empreendedor Francisco Lopes é dono de uma loja de compra e venda de relógios no Shopping da Cidade, no Centro da capital. Ele sai às 8h do Dirceu II e volta da Estação Alberto Silva às 16h.
Francisco conta que faz o percurso desde 2014, pois sofreu um acidente de moto no ano anterior e, desde então, só anda de metrô. Ele reclama da qualidade do sistema de ônibus de Teresina — cuja passagem custa R$ 4.
“A gente passa uma hora, uma hora e meia esperando na parada [de ônibus]. O metrô é muito bom para mim, ainda hoje tenho o passe do tempo que pagava. Quando quero ir ao Centro, já vou para a estação”, diz o empreendedor.
Francisco Lopes trabalha no Shopping da Cidade e vai de metrô
Eric Souza/g1
Horários e locais
Segundo a CFLP, esses são os horários de saída dos VLTs em ambos os sentidos da linha férrea de Teresina:
Metrô oferece alternativa moderna e gratuita ao ônibus em Teresina; veja quais são os horários e locais
g1
Obras de modernização
Em janeiro de 2025, o Governo do Piauí assinou dois contratos: um para compra de novos VLTs, no valor de R$ 97,1 milhões, e outro para a modernização do metrô, no valor de R$ 237,9 milhões.
Além da aquisição dos veículos, as obras de infraestruturas previstas no projeto são:
Construções de três novas estações nos bairros Mafuá (Zona Norte), Piçarra (Centro) e São João (Zona Leste);
Revitalização de quatro estações nos bairros Itararé, Renascença e Boa Esperança (Zona Sudeste) e Frei Serafim (Centro);
Duplicação da linha férrea;
Construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti;
Implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações e do Centro de Controle Operacional (CCO).
A gestão estadual planeja ainda expandir o metrô para as Zonas Norte, Sul e Leste da capital, passando pelo bairro Mocambinho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Os planos do governo também incluem integrar o transporte ferroviário de Teresina a Timon (MA), Codó (MA) e Altos.
Metrô oferece alternativa moderna e gratuita ao ônibus em Teresina
Eric Souza/g1
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