Putin diz que relação entre Rússia e China está no patamar mais alto da história
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Putin diz que relação entre China e Rússia está no patamar mais alto da história
Rússia e China deram mais um sinal de união em contraposição aos Estados Unidos e à Europa.
O terceiro dia de encontros entre o russo Vladimir Putin e o chinês Xi Jinping foi no Palácio Presidencial, em Pequim. Mais uma demonstração da chamada “aliança sem limites” entre os países – declarada logo no início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Na época, os chineses foram um dos poucos parceiros de peso a manter e ampliar o comércio com a Rússia, isolada por sanções do Ocidente.
Na cúpula desta terça-feira (2), Xi Jinping afirmou que a relação China-Rússia se tornou um exemplo de laços entre dois países importantes e que essa relação resistiu às mudanças no cenário internacional. O presidente russo chamou Xi de “amigo querido” e afirmou que as relações estratégicas entre Rússia e China estão no patamar mais alto da história.
Os dois presidentes assinaram mais de 20 acordos de cooperação econômica e científica. A principal empresa de gás da Rússia anunciou que um dos acordos prevê a construção de um gasoduto para escoar a produção para a China, uma alternativa ao mercado europeu. Mas o governo chinês não confirmou. A China também vai permitir que russos visitem o país sem visto.
Putin diz que relação entre Rússia e China está no patamar mais alto da história
Jornal Nacional/ Reprodução
A viagem de Putin vai culminar com o desfile que comemora os 80 anos do papel da China na vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Nesta quarta-feira (3), diversos líderes vão assistir à parada militar na Praça da Paz Celestial. Entre os convidados, estará o ditador norte-coreano Kim Jong-un – que viajou de trem até Pequim.
Em entrevista a uma rádio, o presidente Donald Trump disse que não está nada preocupado com o que chamou de “eixo contra os Estados Unidos”. Mas, ao falar sobre a Ucrânia, disse que está muito decepcionado com Vladimir Putin. As negociações do presidente americano para acabar com a guerra ainda não deram resultado algum.
LEIA TAMBÉM
Encontro na China reforça as alianças contra a dependência e a influência dos Estados Unidos
Líderes de China, Rússia e Índia se reúnem em sinal de apoio frente a pressões dos EUA