Sem local de prova no município, jovens de Afuá (PA) fazem Enem em Macapá (AP)
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Quatro estudantes de Afuá (PA) viajaram até Macapá(AP) para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9). Foi a primeira vez que o grupo fez a prova no estado vizinho.
O deslocamento é necessário porque Afuá não é cidade-sede do Enem. Sem locais credenciados para aplicação da prova, os candidatos precisam viajar até Macapá, que é a capital mais próxima com estrutura para receber os participantes.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Sem aplicação de provas em Afuá (PA), estudantes viajam para fazer Enem em Macapá (AP)
Isadora Pereira/g1
Entre os participantes está Eduardo Fernandes Oliveira, de 15 anos. Ele fez a prova como treineiro, ou seja, sem concorrer a uma vaga, apenas para conhecer a estrutura do exame.
“Seja o que Deus quiser. É a primeira vez que faço a prova, meu primeiro ano. Vim mais para ver como funciona. No próximo ano quero tentar de verdade”, contou o estudante, que usava um medalhão de São Bento no peito e levou água e comida para enfrentar o dia de prova.
Estudante viajou para fazer Enem em Macapá (AP)
Isadora Pereira/g1
Eduardo já pensa na carreira que deseja seguir. “Quero cursar engenharia de software”, disse. Ele estuda na Escola Leopoldina de Oliveira, em Afuá, e pretende continuar viajando para Macapá até concluir o ensino médio.
De acordo com o Ministério da Educação, o Enem 2025 será aplicado em 89 cidades do Pará, mas Afuá não está entre elas. Com isso, os estudantes precisam se deslocar até Macapá, no Amapá. Essa realidade se repete todos os anos para os jovens da região.
Segundo o estudante, outros jovens da cidade também fazem o deslocamento para participar do Enem. Ele acredita que, nos próximos anos, o acesso ao exame pode ser facilitado.
“O prefeito falou que talvez no futuro melhore. Até lá, vou continuar vindo até o terceiro ano”, explicou.
A Prefeitura de Afuá divulgou que realiza a organização da viagem para que os estudantes possam se deslocar, por meio do projeto "De olho no Enem".
LEIA TAMBÉM:
'Igualdade de oportunidades', diz professora sobre provas do Enem no arquipélago do Bailique, no AP
Grávida de 8 meses, jovem de 19 anos faz Enem pela 1ª vez no Amapá: ‘Quero ser nutricionista’
Em Macapá, exposição 'Uma floresta dentro da Rede Amazônica' retrata a beleza da natureza
Enem 2025 no Amapá
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No Amapá, 33.193 pessoas se inscreveram para o exame, sendo 5.727 estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. Os dados são do Painel do Enem, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Segundo o levantamento, 23.566 inscritos no estado tiveram isenção da taxa de inscrição e 9.627 pagaram para participar. A maioria dos candidatos é mulher: 19.620 (59,11%). Os homens somam 13.573 (40,89%).
Quanto à etnia, 20.798 participantes se autodeclararam pardos, 7.081 brancos, 4.276 pretos, 405 amarelos e 262 indígenas.
A faixa etária com mais inscritos é de 21 a 30 anos, com 7.724 confirmações. Já os participantes com mais de 60 anos somam 114.
Porta de entrada para o ensino superior
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. Com mais de 20 anos de história, o exame é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Faculdades públicas e privadas também usam o Enem como critério de seleção, seja de forma exclusiva ou complementar.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: